quinta-feira, 20 de março de 2014

Partida quente

Pra mostrar que dono de Opala também pode ser nerd, postei aqui o datalog de uma partida a quente. O log foi gerado utilizando o TunerStudio MS v2.5.05 (registrado, porque nerd precisa se alimentar) e visualizado no MegaLogViewer MS v3.4.04 (também registrado, porque o nerd também precisa alimentar a família). 

No momento, esses são os softwares mais populares para utilizar com a Megasquirt, especialmente com o firmware extra, MS2-Extra, MS3, etc. No meu caso uso o MS2-Extra, principalmente por rodar ignição wasted spark em 6 cilindros.

No log as curvas falam por si, mas para quem não está acostumado é o seguinte:
Logo no começo, a rotação do motor é bem baixa (entre 100 a 150 RPM) pois ele está sendo virado pelo motor de arranque. Assim que o motor pega, a rotação pula pra uns 1400 RPM, devido ao motor de passo da lenta estar bem aberto (Stepper Idle position). Como o motor já está quente (CLT em torno de 86 ºC) o motor de passo logo fecha até a posição 25, que corresponde a posição de lenta para o motor aquecido e resulta numa rotação entre 750 e 800 RPM. 

Se fosse um carro carburado essa lenta já estaria bem boa pro comando que eu uso, mas pra injeção eletrônica ainda tem que melhorar um pouco. Ficando em 700 RPM com o motor liso e sem tremedeira fico feliz. Vou andar um pouco com ele assim e acertar os outros parâmetros, depois aos poucos vou melhorando a lenta.

Legenda:
RPM -> rotação do motor
MAP -> pressão absoluta da admissão
VE1 -> parâmetro do mapa de combustível
PW  -> largura de pulso do injetor
Lambda -> relação da mistura ar/combustível
CLT -> temperatura da água
MAT -> temperatura do ar
Stepper Idle position -> posição do motor de passo da lenta
TPS -> posição da borboleta
TPSdot -> derivada (taxa de variação) da posição da borboleta



Um comentário: